quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Ainda me perguntam "porquê"...

São os olhos! Respondo eu ao som de palavras repetidas. São os olhos...sinónimos de cliques intocáveis. São os olhos, de chocolate ou céu de madrugada. Um dos dois...mas com expressão! Já foram pretos, até verdes...mas não mais. São os olhos, pronto!
Sei-os centro de emoções...não sabem mentir, ainda que saibam...quando cerrados ou cheios de água. Já os vi grandes e pequenos, largos ou mortos, sim, de facto mortos. Hoje sinto falta deles.
Em tempos absorvi...observei. Fui alvo de fundamento sem questões. Eu explico...não nada disso! Fui olhado sem que me vissem...os olhos, mas a alma. Porquê? Porque o espelho do que se passa no mundo não se vê noutro lado...ou por outro, que não estes. Daí o clique...certo?
O homem é ser irreverente, cujo olhar descai... para Sul, um pouco mais....volta a subir e pára. Onde? Não sei...é generalizar o que não o pode ser. Depende! Se me perguntarem outra vez...digo que não sei. E aqui morre o debate.
Eu? Outra vez? São os olhos! Mesmo que não acredites...não quero saber. Não vou explicar nem padronizar as minhas escolhas. Sei lá...
E ainda me perguntam "porquê". Já olharam (por falar em olhos) bem para o mundo? Já pararam para sentir o olhar de alguém? Pois...agora não, está difícil. De olhos cabisbaixos andamos longe. Se a expressão do umbigo tinha validade há uns tempos...agora é condição. Cada um por si... Vá, no limite por mais alguém....a vida.
Olhar com procura, com verdade, expressão de estrela cadente...isso anda perdido. Por isso assim estou!
Porquê?...por isso!
Coloquem uma gota de suor numa face de apenas uma ruga....por onde seguirá esta? Mas coloquem uma estrela apaixonada no meio de um céu de estrelas cadentes...então aí, apesar de tudo, apesar de distraída, alguma contra ela irá. Por isso!
Como encontrar estrelas cadentes num céu enublado? O pavor de abrir os olhos e sorrir escurece um céu brilhante...Por isso!
E então, de olhos bem abertos, olho em redor. Absorvo...observo... Vivo num pequeno passeio onde o Carnaval é Rei. Onde se escondem, se fantasiam mil "olhares cadentes"...e por isso não os vejo. Por Isso!
São os olhos! E agora?
Agora, como estrela apaixonada, há apenas o sonho de não perder...isto é, de encontrar o caminho para a única estrela cadente que, para já, viaja no céu.
São os olhos! Não sei que mais...

Sem comentários:

Enviar um comentário