terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Joshua, o tolo!

O sujeito de quem vos falo hoje é, no mínimo, tolo! Não tem certificado de loucura mas admite-a, bem como todos os que o rodeiam...é tolo! Chamem-lhe Joshua, por exemplo, ou...sei lá, Joshua, pronto. Nascido e criado na cidade, reflecte a época dos gloriosos 80's, onde as festas "all night and day", directas cheias de álcool (entre outras coisas) e hits como o "Thriller" do late Michael Jackson faziam parte do crescimento dos teenagers - era um deles! Nessa época, Joshua arriscou tudo...ou quase. Diz-se mesmo que sobreviveu às custas de uma grande dose de inconsciência. Cresceu tarde, bem tarde...admite. Mas viveu!
Hoje, Joshua, é um homem bom! E isso de ser um homem bom...hoje, não tem relevância. Podem alguns considerar tal afirmação uma blasfémia...que considerem...mas não é. A sua loucura está precisamente aí...em ser bom. Já não se fazem destes e quando "acontecem", são arrumados para canto em prole dos "maus".
Loucamente acredita que ser bom...companheiro, amante, namorado, marido...sei lá...parceiro, traz vantagens...e por isso segue na sua viagem...só! O mundo (já) não está preparado para os bons! Estes assustam, são anormais ou têm algo na manga... Ninguém é assim, não existe. E se por acaso é...bom, não existe!
Joshua sofre do mal dos homens bons. Isto é, como a todos os humanos foi-lhe dado (por quem de direito) o livre arbítrio; E como tal, tem a capacidade de ter (e até mudar de) ideias, criar e alterar. Vai daí, os demais (As demais, mais concretamente) não arriscam! Ai...estes hão-de ter muita concorrência...mais vale ficar com um mau pois dessa forma mais ninguém o quer...qual incongruência atroz, qual insegura motivação.
Por isso, Joshua, é tolo! Em vez de se render às evidências, continua...e continua...não desiste. A sua loucura reside aí!
Ele canta, ele dança, escreve, fala línguas, trabalha, viaja, sorri e escolhe o melhor...sempre o melhor...para si e para os outros! Não, não devia...perde sempre, SEMPRE! Mas ainda assim a sua loucura não o deixa ser de outra forma! Assim cresceu e assim será...até ao dia em que mudar...para que os outros o considerem normal...ui, normal...essa palavra obscena.
Joshua é um homem bom e por isso caminha sozinho, qual tolo apaixonado... Joshua é um homem tolo!

2 comentários:

  1. Não é fácil para mim comentar sobre o Joshua, não sei muito sobre ele mas o pouco que conheço vou arriscar. É um HOMEM lindo por dentro e por fora, é pena serem quase raros Joshuas assim.
    CM

    ResponderEliminar
  2. Esta faz-me lembrar a história de Eliane……uma menina nascida na pequena cidade e que vai estudar para a grande cidade.
    Ela era diferente.... poucos a compreendiam, pois se uns iam para a direita ela ia para a esquerda, se outros diziam não ela dizia sim..... era decidida, sabia o que queria e lutava pelo que queria, sem prejuízo do próximo mesmo o maior inimigo!
    Era feliz?......sim era e é!.... ela perseguia (e persegue) os sonhos....acreditava (e acredita), arriscava (e arrisca) lutava (e luta) (não num campo de batalha! mas por vezes algo perto disso)...... e, não é que os sonhos acontecem!
    É diferente....sim é!.... e não deixou de ser nem vai deixar....ela continua a percorrer o seu caminho..... percorrendo vales e montanhas, bosques assustadores e jardins de uma beleza inexplicável.
    Sofre?... sim sofre muitas vezes pela incompreensão dos outros....mas não desiste, não foge é uma lutadora nata!
    Muitas vezes é vista como a mulher perfeita......lutadora, positiva, modesta, amiga, meiga, compreensiva, delicada, independente ...... mas diferente... transformando-se para muitos num “ser intocável”!
    Mas a verdade, a verdade é que é uma simples mulher, transparente e com "coração de manteiga", que luta pelos seu sonhos, que arrisca, que acredita, que ama!
    Tem defeitos?.... sim!.... mas isso todos têm!
    No que toca ao coração......peca pela exigência..... tende a procurar evidencias antes de dar um passo em frente, de arriscar......consciente muitas vezes que o risco de perder é demasiado elevado. E agora perguntam, onde está a lutadora?!..... aparece no exacto momento em que pequenino sinal surge.... aquele pequenino sinal que diz avança!

    ResponderEliminar