quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Volta Pai Natal, estás perdoado!

Um dia destes vi-me confrontado com a indignação de um meu formando, pai de filhos, com a professora de um destes. "o Pai Natal não existe", dissera a dita professora à criança. Mas afinal...pergunto eu, quem disse? Chegada a época das festas, vejo-me rodeado de luzes, prendas, cores e várias vezes sou visto ao lado de figuras sorridentes vestidas de vermelho com barrigas proeminentes. Bom, se estas não existem devo estar a ficar louco.
Então porque é que o Pai Natal não existe? Aquilo que não existe, por princípio, não se vê, esquece-se ou nunca vem ao caso...digo eu! Será que foi alguém que morreu (tipo o Voldemort do Harry Potter) e que temos de retirar a todo o custo do nosso vocabulário?
Todos os Natais é a mesma coisa, histórias de miúdos que "descobriram"...mas descobriram o quê? Que os homens vestidos de vermelho, sorridentes e barrigudos não estão ali? São apenas fruto de uma loucura momentânea? E, pior, não representam ninguém?
Eis que coloco um desafio...acreditar "nele"! É que eu acredito! Trata-se de uma figura criada (notem bem...criada! Logo....existe) por nós para representar um espírito; O espírito do Natal e o que nele se faz - dar prendas (entre outras coisas)! E agora querem convencer-me que...ai, afinal....não existe. Pois...e tá....ok, não existe...querem ver?
O Natal representa o nascimento, sim, é verdade. Mas nós, na forma como o vivemos hoje, convidámos este "gordo" a participar...e agora querem mandá-lo embora?
Ainda que baseado num homem bom que viveu no passado e que fazia o bem aos outros nesta altura, e ainda que tenha sido a Coca-Cola a vesti-lo de vermelho (e o BES de verde...não resultou), trata-se da figura que representa o Natal actual, por isso tem de existir! Lá que não ande para aí de trenó puxado pelo Rudolfo (apenas por questões técnicas) a distribuir prendas pelo mundo inteiro numa só noite, ok, a tecnologia ainda não o permite..., que anda para aí, anda! No coração das crianças, na mente dos pais, na esperança de quem ache que é este ano que volta alguém querido, nas montras e na TV. Logo, existe!
Reparem, fui criado no seio de uma família cristã e sou crente! Quando era pequeno diziam-me que o Menino Jesus tinha o apoio do "velhote" na distribuição das prendas...nada mudou! Simplesmente, agora sei que o primeiro me faz feliz (quando mereço) e o segundo me alegra o espírito nesta altura. Até compro figuras dele para decorar a casa! E, sim, tu também!
Por isso digo, chega de enganar as crianças. Não lhes mintam, deixem-nas acreditar porque, na verdade, ele anda aí!
Ah e....Professora...cresça!

3 comentários:

  1. O Pai Natal existe e sofre do mesmo problema de todos os portugueses, finanças...enfim.
    Consegui fazer com que o meu filho voltasse a acreditar dizendo-lhe(...)"se ele não existe então não há prendas(...)" -"pois é pai, eu portei me bem este ano não foi?"-disse-me com os olhos a brilhar.
    Quanto à prof. No Comments.
    FELIZ NATAL João Grande Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Actualmente ninguém sabe ao certo onde é que o Pai Natal vive, uns dizem que é na Noruega, outros dizem que é na Finlândia e ainda outros dizem que ele vive no Pólo Norte. A verdade é que o Pai Natal não quer que ninguém saiba onde é que ele mora, para conseguir trabalhar sem ser incomodado, pois o seu trabalho não se resume a distribuir os presentes na noite de Natal, é também necessário fazer com que todos noz continuemos a acreditar na sua presença e assim aproveitar-mos está quadra com toda a magia.
    Quanto a dita professora talvez lhe tenha faltado essa magia em criança.
    CM

    ResponderEliminar
  3. Natal! Mas afinal o que é ? Para uns é o nascimento.....sim o nascimento!..... para outros os pacotes embrulhadas com os laçarotes ( as ditas prendas ) que um certo Homem de barbas brancas trás.....o Pai Natal!
    Mas será só isto? Não! É isto e muito mais.... é algo mágico.... que envolve todos...sim todos!.....que deixa todos de “coração mole”.

    Acreditar no Pai Natal.... naquele que descia pela chaminé e que deixava a prenda no sapatinho. ....sim acredito!... acredito naquela “coisa” que “mexe” no coração de toda a gente e que provoca mudança nas pessoas.....para melhor!.... A partilha, a paz, o amor e a alegria difundem-se, vivem-se e sentem-se.

    Qual a piada no Natal sem o Pai Natal .... é mais um dia de anos....sim um dia de anos!....mas com um pequeno pormenor... toda a gente, no mesmo dia, é aniversariante.

    Ele “anda aí” e vai andar durante muitos e longos anos..... eu acredito! E, nunca vai deixar de ser o barrigudo vestido de vermelho e de longas barbas brancas .... por mais avanços tecnológicos que existam!

    Quanto à professora....decididamente estava num dia NÃO!

    ResponderEliminar