domingo, 1 de abril de 2012

Passeio na areia...de pés descalços



Fui às cegas, mas em frente. Ainda assim não me livrei do ocasional embate do dedo pequenino na esquina do iPad que no chão jazia após um pensamento vomitado e debandado para a estrada do mundo na noite anterior. Esta madrugada choveu!
Aprendi que o odor de uma manhã molhada, nada tem a ver com a dor de uma janela fechada.
De olhos postos no horizonte, lembrei o afagar de mãos quentes, na areia molhada, de momentos (in)esquecíveis. Seria tudo, mesmo tudo, assim permitido?
Os primeiros passos de uma manhã que chegou cedo demais tratam de me levar, uma vez mais, pelo caminho tantas vezes percorrido. Mas...sim, é assim, és assim e por isso acontece, digo eu à minha alma de rapaz citadino. Desculpas imperceptíveis ao olhar do mundo, mas que se repetem, vezes sem conta, até porque o erro foi meu.
Tentei, de novo, chegar lá. Caminhei como num dia normal, mas a porta da rua estava mais longe. O vislumbre de uma janela fechada perpetua o corredor, talvez seja isso.
Ares carregados de pequenas gotas entraram-me nos poros, fizeram-me esquecer a leve dor na nuca de uma claridade incandescente. Mas caminhei para oeste....Go West (life is peaceful there), onde as ondas se fazem ouvir e as memórias ganham um peso de longa metragem, qual Hollywood à porta de casa.
Pela primeira vez, desta primeira vez, despi os pés e com cuidado apreciei as pequenas gotas que a nuvem usou para sarapintar o areal. A frescura de uma pinga pode, e deve, apagar a desilusão de uma meta perdida...ou por perder. Por isso, sem reservas, caminho agora pelo areal refrescado. Sinto-me envolvido por milhões de espectadores que voluntariamente estendem as mãos húmidas para que nelas caminhe.
A praia está vazia, nem o sol consegue abrir as janelas do nevoeiro...mesmo assim sinto-o na face. Com o tilintar metálico da minha pequena companheira, sempre por perto, sigo junto às ondas que devagar dançam com a areia.
O caminhar está mais pesado! Parece que o mundo impôs novas regras, desde a última vez que dancei descalço, sozinho, numa praia deserta. Desta vez parece que choro...e nem assim a areia endurece...para que o caminho fique mais leve. Por isso, lanço um olhar de desprezo aos grãos que sem dificuldade tentam fazer parte do que me impede de sorrir. Quais falsos pretextos carecem de ajuda para impedir que me ames?
As ondas querem ajudar. Assim passam a dançar e com violenta teimosia tiram-me o tapete, parecem sorrir enquanto ao mar retornam.
Pequenos pássaros acompanham-nos, agora, sem medo das ondas, da areia, de nós... Quero aprender a voar...para que a dor de uma bola partida deixe de importar. Será esse o segredo? Pois com saltos, aqui e ali, estes companheiros de viagem parecem saber bem mais que eu.
Um dia fiz colecção de pedras (algumas no sapato) e hei-las ali...espalhadas pela calçada de grãos beijes. Já delas não preciso. Ainda que improvável, podiam ser elas mesmas que ali decoravam a paisagem. Não, já não as quero, carreguei-as tempo demais.
Sem perceber porquê girei sobre mim e caminho agora sobre as minhas próprias pegadas...invertidas. Paro e observo que não estou só. Pequeninos buracos de três dedos rodeiam as marcas por mim deixadas na imensidão destes pensamentos.
Olho agora a escola disto tudo e compreendo que sou mau aluno. Faltou-me o sorriso antes e, apesar disso, carrego fundo nos mesmos espaços, nas mesmas pegadas do caminho inverso.
Está na hora de voltar...porque por mais que vozes amigas me alertem que já não chove mais, hoje...tenho a planta dos pés molhada e isso "ainda" magoa.

..and I don't expect anyone to understand. - Mea Culpa
http://yourouterspace.blogspot.com/2012/04/mea-culpa.html


Sem comentários:

Enviar um comentário